Ainda me lembro do carnaval passado. A cidade se preparava para ter mais um ano de “lonão” na rua. Tudo ia bem até o momento que as chuvas novamente castigaram os balneários da região. Disso todos também se lembram, casas abaixo, ruas reviradas, até pessoas ilhadas. O que nem todos se lembram, mas deveriam, é que o cancelamento do carnaval de rua serviria para a reconstrução do principal balneário de São Pedro do Sul, o Passo do Julião. Lembro ainda que numa das primeiras edições de Coluna Cotidiano a capa da Gazeta era sobre este assunto.
Passado um ano, o carnaval chegando novamente, entretanto a situação do Julião não é das melhores, enquanto os balneários do Angico e a Praia Nova superlotam, o Julião segue esquecido, trazendo fortes reflexos para todos os são-pedrenses. Quando digo todos os são-pedrenses, digo por que não é só para lazer que serve o nosso balneário. Durante anos o Julião foi ponto turístico de São Pedro, atraindo visitantes de praticamente toda a região, movimentando assim não só o balneário, mas também o comércio local. Mercados, padarias, açougues, postos de gasolina, farmácias, depósitos de bebidas até lojas de R$ 1,99 eram procurados pelos campistas e visitantes. Era dinheiro de fora que entrava em São Pedro, e logo, circulava entre os próprios são-pedrenses.
Está aí a importância que deveria ser dada ao nosso balneário. É preciso condicionar o Julião para as temporadas futuras, é preciso levar a sério o Passo do Julião. Carnaval é bom, mas dura pouco, o balneário tem visitação de quatro a cinco meses (entre novembro e março), que seja buscado e implantado dinheiro no nosso balneário, que seja incentivada a visitação, através de televisão, temos o exemplo do Balneário das Tunas em Restinga, que seguido nos convida através de uma simples propaganda na RBS. Vamos pensar senhores mandatários. Vamos fazer do nosso balneário um dos melhores da região, como aquele de anos atrás, que nos dava alegrias por conta das diversas opções, como futebol, vôlei, as churrasqueiras, a sinuca, a sombra e a água fresca. São Pedro está com saudade desse Julião. São Pedro precisa desse Julião. E o Julião precisa ser levado a sério.