Alguns dias atrás eu estive na Escola Estadual Hilda Koëtz, representando o LEO Clube, na solenidade de formatura a Primeira Turma de Alunos Guias, o projeto da escola “Trânsito Seguro”, que em conjunto com a Brigada Militar, com o apoio da Prefeitura, do Lions Clube e do LEO Clube tem como objetivo principal controlar o trânsito da Avenida Walter Jobim, no trecho em frente à escola, durante a entrada e saída dos alunos. Os Alunos Guias estarão dando informações aos motoristas, entregando panfletos, sempre destacando atitudes corriqueiras que são deveres de todo motorista, como não falar ao celular, não fumar, usar o cinto de segurança, respeitar o limite de velocidade no trecho, sempre acompanhados de um Policial Militar.
Entretanto, o mais importante deste projeto, além da conscientização do motorista, é a conscientização destes alunos que participarão do projeto. A melhor forma de um jovem ser conscientizado é ele saber o que deve ser feito e poder conscientizar, ou seja, eles terão de dar o exemplo, tanto como Alunos Guias como alunos dentro da escola, tendo que manter um bom desempenho no boletim, sem contar da boa educação, respeito tanto com os professores e funcionários da escola quanto aos demais colegas. Durante alguns instantes na solenidade, o Comandante da Brigada Militar da nossa cidade fez uso da palavra, e foi uma felicidade imensa ouvir que a Brigada Militar de São Pedro está trabalhando para qualificar um dos integrantes do efetivo, que além de qualificado, precisa se disponibilizar voluntariamente, para que assim possa voltar a ativa o Projeto PROERD (Programa Educacional de Resistência ás Drogas e a Violência). Este projeto, já foi comentado aqui nesta coluna como sendo um auxílio na formação de crianças e adolescentes tendo como objetivo afastá-las do meio das drogas e da violência.
Seria muito bom se a volta deste projeto fosse alcançada. Mas enquanto não o temos, vamos colaborar com o Pelotão Mirim, e com este novo projeto “Trânsito Seguro”, Que os motoristas de São Pedro dêem a atenção para os Alunos Guias, respeitem o direito que esses jovens conquistaram de conscientizar, ele se sentirá valorizado, e assim, terá com ele um valor pro resto de sua vida. Os jovens precisam receber confiança de quem os rodeia. Quem recebe confiança tenta, ao máximo nunca decepcionar. Quem não recebe confiança pode frustrar-se e seguir um caminho que não é o mais adequado, ou pior, um caminho que não é nada adequado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário