Tivemos um bom carnaval em São Pedro do Sul, tivemos um grande evento de Enterro dos Ossos e tivemos um show com a Banda Barbarella que lotou a praça da cidade. Entretanto devemos rever a forma de realização desses eventos, posso falar sobre isso com a garantia de quem mora em frente à praça, presenciou e transmitiu uma destas festas pela internet, através do Twitter, juntamente com o Bloco SòNós Bixo Solto transmitimos cinco horas do Enterro dos Ossos no Sábado posterior ao carnaval, sendo assistido por pessoas de varias cidades, como Uruguaiana, Pelotas, Santa Maria, Florianópolis, entre outras.
Devemos analisar com mais rigor a segurança nestes eventos abertos, concordo que a população não deve “pagar” por erros de meia dúzia de brigões que fazem de tudo para estragar a festa, entretanto, com a falta de segurança, todos os presentes, tanto os envolvidos nas brigas quanto os não envolvidos, podem ser prejudicados, feridos. Cadeiras voavam durante a grande briga que ocorreu naquele sábado, podendo acertar qualquer pessoa, talvez até uma criança. É fato que falta segurança, o comandante da brigada local já havia avisado a prefeitura, entretanto segue da mesma forma, falta segurança.
Festa é bom, mas não queremos que outra tragédia, como a que aconteceu em 2005 se repita. Não é preciso haver outra fatalidade para que se dê o devido reconhecimento à falta de segurança. Festa é muito bom, mas para quem organiza, ela deve ser tratada com seriedade, muita seriedade. E é o dever da imprensa fazer esta alerta, não apenas enxergar o lado bom (isso seria um descaso com a população, fechar os olhos diante de tamanho problema), a voz da sociedade é a imprensa, e a sociedade se tanto gosta de festa, precisa ter a tranquilidade de poder sair e voltar pra casa da mesma forma, precisa de segurança. Como li essa semana, “o povo merece festa” e merece muito mais segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário