quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Entre vermelhos e azuis o verde se destaca.

Domingo passado os brasileiros foram às urnas para praticamente comprovar os resultados que as pesquisas apontavam até então. Dilma venceria no segundo turno e os tucanos padeceriam mais um ano frente ao Partido dos Trabalhadores. Marina só comprovaria a decepção do povo com os outros dois candidatos, e só não foi melhor por que existem mais pessoas “anti-PT” do que a favor do Serra. Inúmeros votos do tucano foram devido ao pavor de mais quatro anos com o PT no comando, o medo de mais escândalos, mais corrupção, mais desvios de verba, mais, mais e mais. Talvez, se a população realmente acreditasse na “onda verde” de Marina, a candidata do PV teria tomado o lugar do Serra no segundo turno.

Agora no segundo turno, aquela que saiu derrotada pode ser o ponto principal para a decisão dos próximos quatro anos. O apoio de Marina será muito, mas muito disputado entre os presidenciáveis restantes. Não é pra menos, cerca de vinte milhões de votos. O engraçado agora é as posições dos finalistas, para Serra, Marina representa a esperança da virada, para Dilma, o sentimento se divide entre a confirmação do terceiro mandato “Lulista” e o medo da virada tucana. Com quem Marina vai? Com quem?

Entre todos os fatos, um deles faz a dúvida da população ser ainda maior: nenhum dos candidatos trocará de vice, que são de partidos diferentes de PT e PSDB, PMDB e PP, respectivamente. Marina terá de dar seu apoio ao candidato que o seu partido julgar melhor. Minha aposta vai para Serra. Vários nomes fortes do PV já revelaram a preferência pelo tucano. O apoio à Dilma também seria difícil, tendo em vista que Marina é uma ex-integrante do PT, ex-Ministra de Lula, que saiu brigada com o partido. O apoio de Marina ao partido vermelho seria uma desilusão para quem votou 43, Marina apoiar quem mais criticou durante sua campanha, não que ela não tenha criticado Serra, o seu governo em São Paulo e o governo tucano de FHC, seria uma contradição imensa.

Dia dezessete, em uma convenção do partido, Marina decidirá seu apoio. Repito, o Partido Verde vestirá azul no segundo turno. E dia trinta e um possivelmente teremos o governo do estado em oposição ao governo federal. O verde será decisivo nestas eleições, e nos próximos dias será mais visado que o vermelho e o azul. Queria saber o que se passa na cabeça de Lula neste momento, vendo a força da sua ex-Ministra decidindo a eleição, e provavelmente em favor dos seus adversários. É o verde da esperança, do medo e do arrependimento, é o verde forte de Marina Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário